Sobre a Revista

O conceito de "Transfinito" foi primeiro introduzido em teoria matemática e depois transladado para a ontologia por meio de filósofos como Quentin Meillassoux e Markus Gabriel. Ele aponta para o fato de que existem múltiplos infinitos. Nesse sentido, a Revista Transfinito se põe como um contexto que abarca infinitudes múltiplas. Cremos que essa é a forma correta de se encarrar a filosofia enquanto área dado que cada conceito, cada filósofo e cada debate compõem e são compostos por infinitos componentes. Cada tema filosófico é um infinito. E é por isso que nos colocamos como algo que abarca infinitudes plurais: somos tão somente um singelo local de encontro.

Pluralidade, diversidade e profundidade são marcas da filosofia e do "Transfinito". São, por isso, marcas de nossa revista!

 

FOCO E ESCOPO:

A Revista Transfinito, criada em Agosto de 2024 pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGFIL-UFRRJ), é uma publicação oficial, de periodicidade semestral e vinculada à editora do mesmo Programa. A linha editorial da Revista Transfinito contempla pesquisas na área de Filosofia independentemente da linha e filiação, promovendo o debate filosófico de forma ampla, isto é, contempla também pesquisas de outras áreas do conhecimento desde que em diálogo explícito com questões filosóficas. A Revista Transfinito aceita artigos originais e inéditos e resenhas bibliográficas nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol. Além de traduções para o português de textos e artigos relevantes.

Os recebimentos de submissões ocorrem sempre a partir de duas linhas editoriais: (a) submissões relativas aos dossiês temáticos (sempre com datas fixadas) e, (b) submissões relativas ao fluxo contínuo.

A missão da revista é publicar textos de qualidade e relevância escritos por doutores, mestres ou pós-graduandos do Brasil e do exterior. São textos publicáveis: artigos originais; resenhas de obras recentes e traduções. A Revista Transfinito pretende se consolidar como um periódico seriado de caráter científico e acadêmico, publicado em formato digital e editado semestralmente. Tem como objetivo publicar materiais inéditos em formato de artigos e resenhas, além de traduções que estejam de acordo com os requisitos do periódico.

Esta Revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

A Revista Transfinito não tem qualquer opção doutrinal ou temática determinada, contudo os pesquisadores responsáveis pelas edições sempre visarão preservar o rigor da linguagem conceitual/argumentativa que deve caracterizar o pensamento científico-filosófico.

Qualis CAPES: a ser definido em 2029, após avaliação do quadriênio 2025-2028.

Periodicidade: Semestral.

 

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO:

Todos os artigos enviados à Revista Transfinito passam por dupla avaliação cega dos pares (double-blind peer-review) para a aprovação das contribuições a serem publicadas. Essa política envolve a observação dos seguintes pontos:

  1. Todas as contribuições deverão ser submetidas eletronicamente pelo site da Revista Transfinito, seguindo as cinco etapas.
  2. Após a submissão da contribuição, o(s) autor(es) deverá(ão) acompanhar no site o processo de avaliação que pode durar de 30 (trinta) a 90 (noventa) dias.
  3. O processo de avaliação tem início quando o editor-chefe, após uma análise preliminar do documento enviado pelo(s) autor(es), indica um editor responsável pelo processo de avaliação da submissão junto aos avaliadores/pareceristas e ao(s) autor(es).
  4. O editor responsável, após a análise da adequação às diretrizes e normas da revista, submete a contribuição a 2 (dois) avaliadores/pareceristas, dando início à primeira rodada de avaliação.
  5. Os avaliadores/pareceristas podem ser os membros do Conselho Editorial da Revista ou convidados externos, que contribuam com o processo avaliativo e garantam a qualidade científica das publicações;
  6. Após o resultado da primeira rodada de avaliação, o autor será informado da decisão dos avaliadores/pareceristas e deverá providenciar, em caso de aprovação condicionada, em até 7 (sete) dias, a adequação de sua contribuição às observações dos avaliadores/pareceristas.
  7. Compete ao editor definir se haverá ou não necessidade de uma segunda rodada de avaliação para as contribuições aprovadas sob condição.

Durante todo o processo de avaliação, é garantido o sigilo e o anonimato tanto dos autores quanto dos pareceristas. Para garantir o sigilo e o anonimato, autores, editores e avaliadores devem observar os seguintes cuidados em relação aos documentos enviados eletronicamente no site da revista:

  1. Os autores do documento devem excluir todas as referências que podem levar à identificação da autoria de sua contribuição;
  2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
  3. Em PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das "Propriedades do Documento", em "Arquivo" no menu principal do Adobe Acrobat.

A aceitação final das contribuições para publicação depende da prévia recomendação favorável dos pareceristas, da efetivação dos ajustes necessários pelos autores e da aprovação final do Conselho e do Corpo Editorial da Revista Transfinito.

 

 

DIRETRIZES PARA AUTORES:

O(a)s autores(as) são obrigados(a)s a verificar a conformidade de sua proposta a todas as regras abaixo. As propostas em desacordo não serão aceitas.

  1. A proposta deve ser original e inédita e não ser enviada a outra revista simultaneamente.
  2. Serão aceitos arquivos no formato .doc, docx ou compatível. 
  3. Todo artigo deverá vir acompanhado, ao início, de título, resumo de 50 a 200 palavras e de 3 a 5 palavras-chave na língua original, além de suas versões em inglês (title, abstract e key-words).
  4. Não é permitida a publicação de artigos do(a) mesmo(a) autor(a) na mesma edição ou em edições seguidas (do mesmo volume ou não). Portanto, após publicar na Revista, o(a) autor(a) deverá aguardar uma edição (1 semestre) para enviar outro artigo de sua autoria. Esta regra não se aplica para a publicação de traduções e resenhas, ou seja, um(a) autor(a) pode publicar um texto seu e uma tradução de outrem (ou resenha sua) no mesmo número ou em números seguidos.
  5. Só aceitamos artigos originais, resenhas e traduções escritos por doutores(as), mestres(as) ou pós-graduandos(as).
  6. As resenhas só poderão ser aceitas se relativas a publicações que datem, no máximo, em 3 anos contados a partir do envio.
  7. No caso de envio de textos em outras línguas aceitas (espanhol, francês, inglês e alemão), será publicada a versão original e, a critério da comissão, apenas eventualmente, a tradução para o português.

Obs.: Recebemos espontaneamente traduções. Contudo, a Revista exige a autorização expressa do autor do original e da editora, se for o caso.

  1. São de inteira responsabilidade dos(as) autores(as) as ideias, opiniões e conceitos presentes em seus trabalhos.
  2. O(A) autor(a) deverá informar, quando do envio do trabalho, a sua afiliação institucional, grau de formação, Orcid, cidade, estado, país, e-mail, informações que serão publicadas junto com o texto, caso ele seja aceito pelos pareceristas.

Em função da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a ORCID (Open Researcher and Contributor iD) visando a integração, por meio de um sistema colaborativo com interface internacional, das informações brasileiras de pesquisa, os autores precisam obrigatoriamente possuir o identificador digital único registrado na plataforma https://orcid.org/.

  1. Ao publicarem neste periódico, os(as) autores(as) aceitam que:
  2. a) seus direitos autorais serão mantidos, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
  3. b) podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  4. c) os artigos podem ser impressos desde que a fonte do periódico seja informada e o(s) autor(es) sejam devidamente creditados.
  5. As seguintes orientações técnicas devem ser obedecidas:

Fonte: Times New Roman, 12

Obs.: Para caracteres gregos, deve-se usar “Times New Roman Unicode” ou “New Athena Unicode”, disponíveis gratuitamente em:  http://ist-socrates.berkeley.edu/~pinax/greekkeys/NAUdownload.html

Espaçamento: 1,5

Margens: Superior e Inferior: 2,5cm. Esquerda e Direita: 3cm.

Extensão de cada artigo: mínimo de 12 laudas e máximo de 35 laudas.

Extensão de cada resenha: máximo de 10 laudas.

Extensão de cada tradução: não definido. 

Citações a partir de 3 linhas deverão ser destacadas do corpo do texto com um pulo de linha antes e depois. Além disso, elas devem ser feitas com recuo de 3,5 cm, fonte 11, espaçamento simples, sem aspas.

Citações com menos de 3 linhas no corpo do texto do artigo deverão ser feitas entre aspas e com a referência no seguinte modelo: (SOBRENOME DE AUTOR, data, página). Ex.: (HEGEL, 1980, p. 45). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (PLATÃO, 1989a), (PLATÃO, 1989b).

  1. a) Para ocorrências idênticas sequenciais:

* Usar “Ibidem” quando for repetido o autor e o texto de origem da citação. Se a paginação ou seção for a mesma, usar apenas o “Ibidem” (ou seja, não usar “Idem”).

* Se o texto for o mesmo, mas a paginação diferente, usar “Ibidem” seguido da paginação ou indicação de seção: Ibidem, p.xx ou Ibidem, § xx.

As referências completas das citações devem aparecer ao final do texto nas Referências bibliográficas.

  1. b) Regras para a indicação da referência completa:

No caso de livro: SOBRENOME, Inicial do nome. Título do livro em itálico. Local: Editora, Ano de publicação.

No caso de coletânea: SOBRENOME, Inicial do nome. “Título do texto entre aspas". In: Sobrenome, Inicial (org.)  Título do livro em itálico. Local: Editora, Ano de publicação, Página inicial- final.

No caso de artigo: SOBRENOME, Inicial do nome. “Título do artigo entre aspas". In: Título do periódico em itálico. Local: Editora, Número do periódico, Mês (caso não haja o número), Ano de publicação, Página inicial-final.




CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO:

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

1 - A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

2 - URLs para as referências foram informadas quando possível.

3 - O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

4 - Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.